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Publicado em Teardown

Teardown

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Dan Cristian Pădureț

Dan Cristian Pădureț

Dan Cristian Pădureț

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer

Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer

Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer

Desconstruindo a minha stack

Desconstruindo a minha stack

Desconstruindo a minha stack

Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.

Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.

Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.

Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.

Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.

O básico

Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.

Google Analytics 4 (GA4)

A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.

Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:

  • Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);

  • Campanha;

  • Mídia (Pago, direto, orgânico);

  • Primeira página;

  • Demais páginas;

  • Dispositivo (Celular, Computador);

  • Navegador;

  • Eventos;

  • Conversões;

  • Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);

  • País;

  • Região

  • Cidade;

  • Gênero;

  • Faixa etária;

  • Rolagem de página;

  • Tempo de navegação.

Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:

  • Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager

    • Habilite o evento de pageview na tag de configuração;

    • Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);

    • Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;

  • Realize a integração entre o GA4 e Google Ads

  • Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;

  • Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.

Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.

Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit

Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.

Além do básico

Cookies

Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:

Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.

Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.

Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:

  • utm_source - Origem

  • utm_medium - Mídia

  • utm_campaign - Campanha

  • utm_term - Palava-chave ou cluster

  • utm_content - Narrativa

  • current_page - Página atual

  • referrer_page - Página de origem

Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.

O que você vai instalar?

  1. Tag Persist Campaign Data;

  2. Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;

  3. Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.

Como fazer:

  1. Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;

  6. Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie

  7. Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
    Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.

  8. Em acionamento selecione All Pages;

  9. Clique em Salvar;

  10. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  11. Selecione Cookie primário;

  12. Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url

  13. Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;

  14. Clique em Salvar;

  15. Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;

  16. Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer

  17. Clique em Salvar;

  18. Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.

Como verificar se os cookies estão funcionando:

  1. Abra o Google Chrome;

  2. Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste

  3. Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;

  4. Selecione a aba Aplicativo;

  5. No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;

  6. Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.

Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?

Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:

  1. Instale um template chamado IP Geolocation API;

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;

  6. Marque a opção: Enable Session Storage;

  7. Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;

  8. Clique em Salvar;

  9. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  10. Selecione Variável da camada de dados;

  11. Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;

  12. Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip

  13. Clique em Salvar;

Webhook no Google Tag Manager

Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.

Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:

  • Nome - Variável da camada de dados

  • Email - Variável da camada de dados

  • UTM - Variável de cookie primário

  • User agent

  • Endereço IP - Variável da camada de dados

  • URL

  • _fbp - Variável de cookie primário

Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.

Veja meu script:

https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1

Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:

https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0

O que será instalado:

  1. Tag do webhook;

  2. Acionador para envio de formulários;

  3. Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);

  4. Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);

  5. Variável de cookie primário para UTMs.

Como fazer:

  1. Abra o seu container;

  2. Clique em Administrador;

  3. Clique em Importar container;

  4. Anexe o arquivo JSON que você fez download;

  5. Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;

  6. Selecione combinar;

  7. Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.

Posthog

Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.

Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.

Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.

Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.

Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.

O básico

Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.

Google Analytics 4 (GA4)

A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.

Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:

  • Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);

  • Campanha;

  • Mídia (Pago, direto, orgânico);

  • Primeira página;

  • Demais páginas;

  • Dispositivo (Celular, Computador);

  • Navegador;

  • Eventos;

  • Conversões;

  • Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);

  • País;

  • Região

  • Cidade;

  • Gênero;

  • Faixa etária;

  • Rolagem de página;

  • Tempo de navegação.

Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:

  • Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager

    • Habilite o evento de pageview na tag de configuração;

    • Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);

    • Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;

  • Realize a integração entre o GA4 e Google Ads

  • Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;

  • Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.

Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.

Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit

Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.

Além do básico

Cookies

Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:

Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.

Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.

Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:

  • utm_source - Origem

  • utm_medium - Mídia

  • utm_campaign - Campanha

  • utm_term - Palava-chave ou cluster

  • utm_content - Narrativa

  • current_page - Página atual

  • referrer_page - Página de origem

Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.

O que você vai instalar?

  1. Tag Persist Campaign Data;

  2. Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;

  3. Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.

Como fazer:

  1. Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;

  6. Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie

  7. Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
    Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.

  8. Em acionamento selecione All Pages;

  9. Clique em Salvar;

  10. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  11. Selecione Cookie primário;

  12. Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url

  13. Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;

  14. Clique em Salvar;

  15. Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;

  16. Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer

  17. Clique em Salvar;

  18. Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.

Como verificar se os cookies estão funcionando:

  1. Abra o Google Chrome;

  2. Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste

  3. Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;

  4. Selecione a aba Aplicativo;

  5. No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;

  6. Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.

Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?

Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:

  1. Instale um template chamado IP Geolocation API;

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;

  6. Marque a opção: Enable Session Storage;

  7. Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;

  8. Clique em Salvar;

  9. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  10. Selecione Variável da camada de dados;

  11. Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;

  12. Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip

  13. Clique em Salvar;

Webhook no Google Tag Manager

Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.

Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:

  • Nome - Variável da camada de dados

  • Email - Variável da camada de dados

  • UTM - Variável de cookie primário

  • User agent

  • Endereço IP - Variável da camada de dados

  • URL

  • _fbp - Variável de cookie primário

Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.

Veja meu script:

https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1

Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:

https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0

O que será instalado:

  1. Tag do webhook;

  2. Acionador para envio de formulários;

  3. Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);

  4. Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);

  5. Variável de cookie primário para UTMs.

Como fazer:

  1. Abra o seu container;

  2. Clique em Administrador;

  3. Clique em Importar container;

  4. Anexe o arquivo JSON que você fez download;

  5. Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;

  6. Selecione combinar;

  7. Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.

Posthog

Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.

Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.

Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.

Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.

Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.

O básico

Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.

Google Analytics 4 (GA4)

A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.

Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:

  • Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);

  • Campanha;

  • Mídia (Pago, direto, orgânico);

  • Primeira página;

  • Demais páginas;

  • Dispositivo (Celular, Computador);

  • Navegador;

  • Eventos;

  • Conversões;

  • Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);

  • País;

  • Região

  • Cidade;

  • Gênero;

  • Faixa etária;

  • Rolagem de página;

  • Tempo de navegação.

Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:

  • Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager

    • Habilite o evento de pageview na tag de configuração;

    • Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);

    • Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;

  • Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;

  • Realize a integração entre o GA4 e Google Ads

  • Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;

  • Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.

Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.

Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit

Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.

Além do básico

Cookies

Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:

Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.

Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.

Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:

  • utm_source - Origem

  • utm_medium - Mídia

  • utm_campaign - Campanha

  • utm_term - Palava-chave ou cluster

  • utm_content - Narrativa

  • current_page - Página atual

  • referrer_page - Página de origem

Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.

O que você vai instalar?

  1. Tag Persist Campaign Data;

  2. Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;

  3. Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.

Como fazer:

  1. Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;

  6. Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie

  7. Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
    Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.

  8. Em acionamento selecione All Pages;

  9. Clique em Salvar;

  10. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  11. Selecione Cookie primário;

  12. Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url

  13. Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;

  14. Clique em Salvar;

  15. Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;

  16. Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer

  17. Clique em Salvar;

  18. Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.

Como verificar se os cookies estão funcionando:

  1. Abra o Google Chrome;

  2. Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste

  3. Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;

  4. Selecione a aba Aplicativo;

  5. No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;

  6. Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.

Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?

Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:

  1. Instale um template chamado IP Geolocation API;

  2. Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api

  3. Clique em Adicionar ao espaço de trabalho

  4. Clique em Adicionar

  5. Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;

  6. Marque a opção: Enable Session Storage;

  7. Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;

  8. Clique em Salvar;

  9. Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;

  10. Selecione Variável da camada de dados;

  11. Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;

  12. Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip

  13. Clique em Salvar;

Webhook no Google Tag Manager

Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.

Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:

  • Nome - Variável da camada de dados

  • Email - Variável da camada de dados

  • UTM - Variável de cookie primário

  • User agent

  • Endereço IP - Variável da camada de dados

  • URL

  • _fbp - Variável de cookie primário

Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.

Veja meu script:

https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1

Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:

https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0

O que será instalado:

  1. Tag do webhook;

  2. Acionador para envio de formulários;

  3. Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);

  4. Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);

  5. Variável de cookie primário para UTMs.

Como fazer:

  1. Abra o seu container;

  2. Clique em Administrador;

  3. Clique em Importar container;

  4. Anexe o arquivo JSON que você fez download;

  5. Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;

  6. Selecione combinar;

  7. Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.

Posthog

Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.

Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.

Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.

© 2024

CNPJ: 30.371.719/0001-08 | Razão Social: H&G Business Eireli

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