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Teardown
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Dan Cristian Pădureț
Dan Cristian Pădureț
Dan Cristian Pădureț
Giovanni Cocco
Giovanni Cocco
Giovanni Cocco
Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer
Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer
Growth Hacker / Full Stack Digital Marketer
Desconstruindo a minha stack
Desconstruindo a minha stack
Desconstruindo a minha stack
Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.
Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.
Neste artigo eu vou abordar alguns dos aspectos mais importantes para o digital: tecnologia.
Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.
Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.
O básico
Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.
Google Analytics 4 (GA4)
A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.
Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:
Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);
Campanha;
Mídia (Pago, direto, orgânico);
Primeira página;
Demais páginas;
Dispositivo (Celular, Computador);
Navegador;
Eventos;
Conversões;
Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);
País;
Região
Cidade;
Gênero;
Faixa etária;
Rolagem de página;
Tempo de navegação.
Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:
Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager
Habilite o evento de pageview na tag de configuração;
Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);
Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;
Realize a integração entre o GA4 e Google Ads
Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;
Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.
Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.
Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit
Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.
Além do básico
Cookies
Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:
Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.
Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.
Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:
utm_source - Origem
utm_medium - Mídia
utm_campaign - Campanha
utm_term - Palava-chave ou cluster
utm_content - Narrativa
current_page - Página atual
referrer_page - Página de origem
Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.
O que você vai instalar?
Tag Persist Campaign Data;
Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;
Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.
Como fazer:
Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;
Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie
Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.Em acionamento selecione All Pages;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url
Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;
Clique em Salvar;
Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer
Clique em Salvar;
Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.
Como verificar se os cookies estão funcionando:
Abra o Google Chrome;
Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste
Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;
Selecione a aba Aplicativo;
No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;
Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.
Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?
Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:
Instale um template chamado IP Geolocation API;
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;
Marque a opção: Enable Session Storage;
Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Variável da camada de dados;
Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;
Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip
Clique em Salvar;
Webhook no Google Tag Manager
Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.
Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:
Nome - Variável da camada de dados
Email - Variável da camada de dados
UTM - Variável de cookie primário
User agent
Endereço IP - Variável da camada de dados
URL
_fbp - Variável de cookie primário
Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.
Veja meu script:
https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1
Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:
https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0
O que será instalado:
Tag do webhook;
Acionador para envio de formulários;
Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);
Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);
Variável de cookie primário para UTMs.
Como fazer:
Abra o seu container;
Clique em Administrador;
Clique em Importar container;
Anexe o arquivo JSON que você fez download;
Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;
Selecione combinar;
Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.
Posthog
Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.
Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.
Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.
Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.
Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.
O básico
Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.
Google Analytics 4 (GA4)
A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.
Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:
Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);
Campanha;
Mídia (Pago, direto, orgânico);
Primeira página;
Demais páginas;
Dispositivo (Celular, Computador);
Navegador;
Eventos;
Conversões;
Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);
País;
Região
Cidade;
Gênero;
Faixa etária;
Rolagem de página;
Tempo de navegação.
Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:
Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager
Habilite o evento de pageview na tag de configuração;
Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);
Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;
Realize a integração entre o GA4 e Google Ads
Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;
Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.
Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.
Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit
Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.
Além do básico
Cookies
Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:
Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.
Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.
Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:
utm_source - Origem
utm_medium - Mídia
utm_campaign - Campanha
utm_term - Palava-chave ou cluster
utm_content - Narrativa
current_page - Página atual
referrer_page - Página de origem
Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.
O que você vai instalar?
Tag Persist Campaign Data;
Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;
Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.
Como fazer:
Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;
Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie
Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.Em acionamento selecione All Pages;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url
Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;
Clique em Salvar;
Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer
Clique em Salvar;
Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.
Como verificar se os cookies estão funcionando:
Abra o Google Chrome;
Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste
Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;
Selecione a aba Aplicativo;
No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;
Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.
Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?
Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:
Instale um template chamado IP Geolocation API;
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;
Marque a opção: Enable Session Storage;
Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Variável da camada de dados;
Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;
Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip
Clique em Salvar;
Webhook no Google Tag Manager
Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.
Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:
Nome - Variável da camada de dados
Email - Variável da camada de dados
UTM - Variável de cookie primário
User agent
Endereço IP - Variável da camada de dados
URL
_fbp - Variável de cookie primário
Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.
Veja meu script:
https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1
Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:
https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0
O que será instalado:
Tag do webhook;
Acionador para envio de formulários;
Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);
Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);
Variável de cookie primário para UTMs.
Como fazer:
Abra o seu container;
Clique em Administrador;
Clique em Importar container;
Anexe o arquivo JSON que você fez download;
Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;
Selecione combinar;
Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.
Posthog
Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.
Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.
Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.
Para alcançar sucesso e melhores resultados em minhas estratégias eu preciso de tecnologia orientada a marketing e vendas.
Quando construímos uma jornada de compra, aqui eu não me refiro exclusivamente a um ecommerce, entenda que jornada de compra é desde uma loja virtual de varejo até negociações complexas que podem levar meses para ser concluída, nós precisamos de tecnologia para ajudar a rastrear toda essa jornada e essa stack será essencial para aumentar a eficiência do funil de geração de demanda.
O básico
Primeiramente o básico precisa ser implementado e de forma correta, portanto eu uso um gerenciador de tags como o Google Tag Manager, com esta ferramenta além de implementar rapidamente a minha stack de marketing eu consigo ir além e criar variáveis, variáveis de camada, triggers, controlar a versão atual da stack e muito mais.
Google Analytics 4 (GA4)
A primeira stack que eu implemento é o GA4, com ele eu serei capaz de rastrear o comportamento dos usuários, criar público alvo personalizado, otimizar as minhas campanhas vinculando com o Google Ads e criar relatórios de performance e comportamento.
Então sempre que um visitante aterrisa em meu site o GA4 inicia o rastreamento sobre o comportamento veja alguns exemplos:
Origem (Google, Facebook, Orgânico, Direto);
Campanha;
Mídia (Pago, direto, orgânico);
Primeira página;
Demais páginas;
Dispositivo (Celular, Computador);
Navegador;
Eventos;
Conversões;
Público alvo personalizado (Qual público ele pertence);
País;
Região
Cidade;
Gênero;
Faixa etária;
Rolagem de página;
Tempo de navegação.
Para se ter uma stack implementada de forma correta é preciso seguir as boas práticas, então nada de inventar nome de conversões (somente em casos especiais) para a maioria dos negócios o padrão oferecido pela ferramenta é o suficiente, veja algumas dicas básicas:
Implementar a tag de configuração do GA4 no Google Tag Manager
Habilite o evento de pageview na tag de configuração;
Crie um trigger para o evento de generate_lead (lead);
Se o seu cliente conclui a compra de forma online então crie um trigger para o evento de purchase (compras).
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de generate_lead e vincule ao trigger;
Crie uma tag de conversão do GA4 para o evento de purchase e vincule ao trigger;
Realize a integração entre o GA4 e Google Ads
Acione essas tags em seu site e aguarde 24 horas;
Importe os eventos de conversão do GA4 para o Google Ads.
Essas etapas são importantes e precisam ser realizadas com atenção, nunca utilize eventos de conversão do próprio Google Ads, isso deixa a ferramenta isolada e não se beneficia da machine learning do novo Google Analytics 4.
Meta, Linkedin, Twitter, Tiktok, Quora e Reddit
Meu próximo passo é implementar os pixels para as demais mídias, eu tento implementar o máximo de mídias possíveis, pois as pessoas estão em tudo e em todo lugar ao mesmo tempo, algumas mídias são menos acessadas e outras mais então porque não incluir todas? Implemente os pixel e rastreie a jornada gerando público-alvo, pois em algum momento você pode utilizar para remarketing e reconhecimento de marca.
Além do básico
Cookies
Eu implemento alguns cookies para não perder os dados de navegação e melhorar o rastreio da jornada. Com essas informações coletadas eu envio para outras ferramentas, vamos ver alguns exemplos:
Um visitante aterrisa em sua página /home com a seguinte UTM: utm_source=gooogle.
Este mesmo visitante clica no link Serviços e é direcionado para a página /servicos, neste momento a UTM se perde, ou seja, não é vinculada a página /servicos. As plataformas de mídia estão rastreando essa jornada quando se trata de mídia de performance como Google e Meta, pois ele usam parâmetros como gclid e fblcid. Porém outras ferramentas como plataformas de marketing, CRM e Big Data não conseguem acompanhar esta jornada e essa informação é muito importante para entender o comportamento do usuário até a conversão.
Então para resolver esse problema eu implemento cookies, lembrando que esses cookies são sobrescritos, ou seja, sempre que o visitante aterrissar com novos dados os valores dos cookies serão atualizados, dessa forma eu mantenho integra a jornada de compra. Abaixo uma lista de cookies que eu uso:
utm_source - Origem
utm_medium - Mídia
utm_campaign - Campanha
utm_term - Palava-chave ou cluster
utm_content - Narrativa
current_page - Página atual
referrer_page - Página de origem
Portanto sempre que um visitante converte em lead ou faz uma compra eu envio essas e outras informações para diversas ferramentas como CRM e Big Data através de um webhook, abordarei esse assunto mais adiante. Abaixo eu explico como criar cookies usando o Google Tag Manager.
O que você vai instalar?
Tag Persist Campaign Data;
Permissão para ler a URL que referenciou o usuário ao seu site;
Permissão para ler a URL atual do usuário em seu site.
Como fazer:
Instale um template no seu GTM chamado de Persist Campaign Data
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/persist-campaign-data
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Util - Persist Campaign Data;
Marque a opção: Store campaign data in a browser cookie
Em Store campaign data in a cookie -> URL parameters that trigger the storage apague, copie e cole: utm_source,utm_medium,utm_campaign,utm_term,utm_content,utm_id,gclid,fbclid
Por que apagar e colar um novo? Este template por padrão não rastreia o parâmetro fbclid do Meta, eu apenas adicionei este parâmetro na lista.Em acionamento selecione All Pages;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_campaign_url
Marque a opção: Cookie de decodificação por URI;
Clique em Salvar;
Repita a etapa 10 e 11 para criar uma nova variável de cookie primário;
Em Nome do cookie digite: __gtm_referrer
Clique em Salvar;
Pronto, agora é só testar acessando o seu site com qualquer UTM.
Como verificar se os cookies estão funcionando:
Abra o Google Chrome;
Visite o seu site usando qualquer UTM de sua escolha, sugestão: utm_source=teste
Clique com o botão direito do mouse -> Inspecionar;
Selecione a aba Aplicativo;
No menu esquerdo, procure por Cookies -> clique na url do seu site;
Procure pelo nome do cookie __gtm_campaign_url.
Como coletar o IP do visitante do seu site usando GTM?
Para acionar a API de conversão do Meta é preciso enviar o IP do usuário, para coletar essa informação eu uso o GTM, veja abaixo o passo a passo:
Instale um template chamado IP Geolocation API;
Você pode adicionar na sua área de trabalho através deste link: https://tagmanager.google.com/gallery/#/owners/gtm-templates-simo-ahava/templates/ip-geolocation-api
Clique em Adicionar ao espaço de trabalho
Clique em Adicionar
Dê um nome para a sua tag, sugestão: Geolocation;
Marque a opção: Enable Session Storage;
Em IP Address Setting, por padrão selecione Client IP;
Clique em Salvar;
Adicione uma nova variável clicando em Variáveis -> Nova;
Selecione Variável da camada de dados;
Dê um nome para a sua variável, sugestão: dlv - IP Adress;
Em Nome da variável da camada de dados digite: geoData.ip
Clique em Salvar;
Webhook no Google Tag Manager
Um dos recursos que eu mais gosto do GTM são as variáveis de camadas e tags de HTML personalizadas.
Eu uso o GTM para acionar um webhook sempre que um lead é gerado. Neste payload eu envio as seguintes informações:
Nome - Variável da camada de dados
Email - Variável da camada de dados
UTM - Variável de cookie primário
User agent
Endereço IP - Variável da camada de dados
URL
_fbp - Variável de cookie primário
Quando eu recebo os dados em meu webhook eu posso manipular, tratar e enviar para outras ferramentas como CRM e Big Data.
Veja meu script:
https://gist.github.com/giovannicocco/b941852e0f6f2cf141f9191938b289e1
Ou se preferir eu criei um modelo para você importar direto no seu GTM. Faça download através do link:
https://gist.github.com/giovannicocco/deed43241c78358c63c280416cc0f9c0
O que será instalado:
Tag do webhook;
Acionador para envio de formulários;
Variável da camada de dados (Nome, Email e IP);
Variável de cookie primário do Facebook (_fbp);
Variável de cookie primário para UTMs.
Como fazer:
Abra o seu container;
Clique em Administrador;
Clique em Importar container;
Anexe o arquivo JSON que você fez download;
Clique em existente para selecionar a área de trabalho atual;
Selecione combinar;
Se já existe variáveis de camadas de dados para Nome, Email, selecione a opção Renomear acionadores, tags e variáveis em conflito.
Posthog
Eu faço uso de ferramentas avançadas para gerenciar a jornada de compra e uma delas é o Posthog.
Essa ferramenta é um CDP (Customer Data Platform) software que cria um banco de dados de clientes unificado e persistente que é acessível a outros sistemas.
Com o Posthog eu acompanho toda a jornada de compra criando insights completos e personalizados, consigo ter uma visão completa do funil de vendas, tempo até a conversão, quantos touch points foram necessários, quais campanhas tiveram melhor performance, quais cluster tiveram melhor performance por ticket médio ou por produto. Enfim, centenas de insights que me ajudam a melhorar e otimizar de forma cirúrgica minhas estratégias.